Mensagens Psicografadas

Fundação Espírita Dr. Bezerra de Menezes

 

Refugiados

 

Quem são os refugiados que não são acolhidos por seus irmãos? Já esquecemos que todos nós somos refugiados do mundo espiritual e que todos que estão neste mundo necessitam de amparo, de carinho, de atenção? Somos, como o Cristo nos disse, uma grande e única família, pois possuímos o mesmo Pai.

Não vamos desprezar estes irmãos que fogem dos seus países de origem por causa da fome, das perseguições religiosas, das guerras civis. Façamos o papel de irmãos, pressionando aqueles as quais nos representam a terem uma postura cristã, amável, acolhedora.

Lembremos, queridos irmãos, o que a Doutrina dos Espíritos nos ensina com relação às Leis Reencarnacionistas, nos fala ela que renascemos no local, no seio da família que irá nos propiciar a maior possibilidade de progresso espiritual.

Fica aqui grafado o apelo e a lembrança para que todos nós façamos o que nos cabe em benefício de todos os nossos irmãos que estão em desespero, em condições sub-humanas.

Que Jesus e o nosso Alah bendito apaziguem os nossos corações, hoje e sempre.

 

Muita Paz!

 

Kalil El Kalif

 

 

FEBEME, 22/09/2015.

Abrigo

 

O bando em revoada pressentindo ao longe a tempestade buscará o abrigo na árvore frondosa.

O homem acometido pela dificuldade buscará em seu lar o seu abrigo, compartilhando seus medos e suas impressões com seus amados.

Deus ampara suas criaturas, seja pelo instinto, seja por sua inteligência.

Ele se faz onipresente sempre!

 

Irmão Jacó

 

FEBEME, 17/03/2015

Os tempos são chegados

 

Queridos de meu coração. Que a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo em vossos corações esteja.

Nestes graves momentos de mediunidade sutil e despercebida, necessário se faz redobrar a vigilância. As sugestões sutis e sorrateiras afloram no consciente do homem. E vemos a sociedade tremer e temer. Parece que o mal toma de assalto nossa querida Terra.

Lembremos que vivemos um momento de transição. E a dor e o sofrimento mais que um látego, é um convite a reflexão.

São irmãos renitentes e empedernidos que deixam as regiões sombrias, criadas por consciências atormentadas, para que em última instância façam sua escolha. Buscar a verdade que liberta ou entregar-se novamente à anestesia da ilusão.

Justas são as Leis do Criador, oremos por todos nós que temos as vidas entrelaçadas. São os feridos e desequilibrados de ontem que buscam seus algozes no hoje. Vigiem amem, sirvam.

Aqueles que persistirem nos equívocos do pretérito serão daqui apartados e degredados para mundos inferiores, não por castigo, mas para seu próprio bem e evolução desse novo mundo. Assim como conosco já ocorreu.

Aos médiuns que servem de intermediário entre os dois planos, cautela, humildade e trabalho, que Deus convosco esteja.

Aos dialogadores que servem de verdadeiros psicoterapeutas de espíritos doentes, vivam suas palavras para que não sejam elas palavras vãs, palavras sem a força da verdade.

Queridos, não abram concessões, por menor que sejam.

Os tempos são chegados. O progresso científico nunca cresceu tanto em tão curto espaço de tempo. Porém a moral e o amor ainda não atingiram em nossa sociedade tal crescimento. Ai está a raiz dos sofrimentos que vos assolam.

Jovens que reclamam direção no bem encontram o desfalecimento da família. Família que hoje está submetida à vontade egoísta de satisfação pessoal em detrimento do crescimento em conjunto de almas entrelaçadas pelos séculos de convívio.

Como resultado, o que vemos são corações doídos e conturbados na carne e no plano maior.

Sois espiritistas, sigam Jesus.

Antes de se entrelaçarem no véu do esquecimento que a matéria traz, verificaram com atenção o plano de vida que lhes foi apresentado. Felizes e esperançosos aceitaram o desafio de construir a própria Paz.

Mediunidade é compromisso. Não repitamos os equívocos de outrora.

Abraçaram a Doutrina dos Espíritos, saibam então da responsabilidade que isto vos trás.

O espiritismo é o Cristo redivivo, que volta ao seio da humanidade pelas vossas mãos. De braços abertos. Não crucificado. Mas sim, de braços abertos no intuito de agasalhar em seu peito as dores da vida. É o Amor a vos convocar a labutar nesses momentos de transição.

Cuidado com as sutilezas e com os convites suaves que o mundo conturbado vos faz.

Vocês, filhos queridos, que para essa humilde reunião de Amor foram convidados e por amor dirigem esta casa, acautelem-se. Amem. Sejam firmes em seus propósitos.

São trabalhadores da ultima hora, porém receberão o mesmo salário dos tarefeiros da primeira hora. Basta para tal, fidelidade, humildade, dedicação à causa do Senhor.

Que possamos levar nos recônditos da alma as lições de hoje. Que nos mostraram a dor, o ódio resultado da incompreensão, a revolta motivada pelo equívoco. Tivemos também as palavras suaves e reconfortantes, os conselhos dos benfeitores espirituais. Que esses exemplos sejam para todos uma grande lição de vida e transformação.

Assim como alertamos das influencias perniciosas, falamos agora da companhia benfazeja de companheiros fiéis e incansáveis, cheios de amor, que tentam sempre se fazer ouvir em nossas mentes. Esta sintonia é o segredo de nossa felicidade.

Coragem, fidelidade e firmeza de opinião.

Pois junto de nós sempre está Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos convida a junto Dele, consolar, confortar, esclarecer, curar e iluminar.

Filhos amados, não abram mão dessa honraria que vós é dada pela bondade do criador. Grandes são as vossas responsabilidades neste grave momento. E maior será a ventura daqueles que aceitarem o convite de trabalho na vinha do Senhor.

Recebam este abraço paternal desse humílimo servo do Senhor.

Bezerra.

 

 

Mensagem recebida na FEBEME em 24/02/15.

Alternança

 

Alternamos, queridos irmãos, entre a Terra e o Céu, cumprindo aquilo que determinamos para nós mesmos através de nossas ações, impregnando em nosso ser o mapa a ser seguido nas inúmeras reencarnações que ainda iremos passar...

Tudo oscila em nossas existências como o barco a singrar os mares enfrenta tempestades e calmarias.

Assim somos todos nós!

Momentos de felicidade alternando com momentos de tristezas.

Momentos de em que achamos que o mundo nos ama... momentos em que achamos que todos nos desdém...

O que não pode nos faltar, amigos queridos, é deixar a esperança e a fé nos abandonar.

Crer nos ensinos divinos de Jesus é sabedoria que iremos vivenciar para todo o sempre, se a mensagem estiver gravada em nossos corações.

Não vos esqueceis que estamos a vos acompanhar e que cada dia vivenciado na caridade é carta de crédito no mundo verdadeiro. Acumulemos ações no bem, contribuindo para a melhora do planeta que nos acolhe.

Que a paz do senhor Jesus vos abençoe, hoje e sempre!

 

Muita Paz!

 

Kalil el Kalif

 

 

(FEBEME, 11/11/2014)

Que possamos

 

Que possamos ainda hoje erguer aos céus nossos braços e agradecer às forcas recebidas para o nosso sustento

Que possamos ainda hoje agradecer ao Pai as oportunidades do refazimento em nossas vidas

Que possamos queridos irmãos, nos unir, indivíduo a indivíduo, formando uma corrente luminosa de agradecimentos pelo planeta bendito que nos acolhe, rogando a Deus que nos oriente a preservá-lo, mantendo-o vivo, pois só assim possuiremos sempre um lar a nos acolher

Que possamos ainda hoje perdoar aos que nos ofenderam, livrando-nos do magnetismo malévolo que este sentimento carrega

Que possamos ainda hoje sermos criaturas melhores do que fomos ontem, criando uma atmosfera límpida em nosso entorno

Que possamos ainda hoje amar

Que possamos ainda hoje fazer a caridade

Que possamos nesta noite, quando chegar o momento do sono físico, agradecer a Deus o dom de nossa criação e que e que possamos em paz adormecer, com a consciência tranqüila e em paz!

 

Que Jesus nos abençoe,

 

Irmão Jacó

 

 

FEBEME (07.10.14)

Alerta

 

Que a paz do Divino Nazareno esteja entre vós!

Queridos Irmãos, com o passar dos dias o clima no mundo é bombardeado por ações impensadas daqueles que estão nas mãos, nos domínios das trevas.

Vós que labutam na Seara Espírita, conhecedores das vicissitudes cristãs devem agir nos focos desestimuladores da Humanidade. São os verdadeiros portadores do estandarte do Cristo. Combatam o desânimo, a falta de ações no bem, sejam verdadeiros cristãos!

A parte que vos cabe é levar sempre a esperança onde o desânimo está instalado, sejais os agentes do Cristo nas desavenças levando sempre a palavra que trará o equilíbrio às partes afetadas. Instruam seus irmãos para não serem divulgadores de mensagens devastadoras, instrua-os a serem pacificadores no mundo. O mundo clama o esforço de cada um como agentes de esperança e reconforto para todos. A turba se agita nos limítrofes da Terra, sejam os escudos protetores da Humanidade menos esclarecida. O mundo é de esperança, é daqueles que cultivam o amor ao próximo, muito em breve este planeta bendito só terá lugar para os seguidores do Evangelho de Jesus. Façam a parte que lhes competem, trabalhadores da última hora!

Muita Paz!

Irmão Jacó

15.07.2014 FEBEME

Deserto

 

No deserto o dia é escaldante

A noite gélida

Mas mesmo assim plantas, animais e homens sobrevivem, cada um com as suas técnicas

A vida é dom sublime do Criador, devemos protegê-la e glorificá-la sempre

Nós seres humanos, dotados da razão, somos responsáveis por protegê-las, pois elas nos são fundamentais para a nossa própria sobrevivência

Preservemos o nosso ecossistema que nos é macro, assim protegemos a nós mesmos que somos criaturas uno, cada um diferente do outro, mas direcionados a um dia, a perfeição relativa

No deserto aparentemente limitado a vida se faz presente

Grandes povos e suas culturas dão o exemplo de suas conquistas

Deus se faz presente em suas culturas, com nomes diversos, mas grandioso em sua essência

A vida nos deu o Pai

Só a Ele cabe retirá-la

Preservemos o nosso habitat

 

Que Allah nos abençoe

 

Kalil El Kalif

 

 

FEBEME (05.11.13)

A Vida

 

A vida se repete incessantemente

Ontem fomos criaturas a cometer disparates

Hoje nos defrontamos com o caminho pedregoso que preparamos com nossas ações infelizes

Como na escola que nos ensina o ABC e nos avalia com suas provas, a vida nos avalia com provações e expiações, nos qualificando para etapas ainda mais complexas

Mas as Leis Naturais são compassivas, pacientes para com todos, nos propiciando inúmeras oportunidades de recuperação

Quando Jesus afirma que “somos deuses”, o Divino Rabi da Galileia nos diz que somos capazes de tudo fazer, mas para isso, devemos nos instruir

Abastecemos assim nosso intelecto, dando-nos a sabedoria para compreendermos o mundo em que estamos inseridos.

Conquistado o intelecto, juntamente com as conquistas morais, equalizando as asas necessárias para um vôo seguro, alcançaremos os páramos celestiais.

A cada dia abençoado sobre a nossa Terra vamos agradecer ao Criador, abastecendo-nos com a energia solar que trás a vida e o reconforto da brisa noturna que prepara o nosso espírito para vôos durante o sono do corpo físico.

Assim estamos caminhando para Deus, cada um com suas próprias passadas, sejam elas sobre a pedra pontiaguda ou a relva reconfortante.

O que nos importa, caríssimos irmãos, é seguir em frente, confiantes de que Jesus está conosco, hoje e sempre!

 

Muita Paz!

 

Irmão Jacó

 

 

FEBEME, 29.10.2013.

Uniao

 

Amados, sozinhos nada seremos. Juntos nós poderemos tudo realizar.

O Momento nos pede cautela... O planeta sacode as poeiras de seus guardados milenares.

Vamos um passo de cada vez, mas sempre sem parar.

Servimos a Jesus, único Senhor de nossas vidas, nada mais há que considerar neste momento.

Abracem a todos, não importa se o outro é diferente, vive e pense diferente. Sintam que nossos benfeitores não nos abandonam e que jamais estamos sós...

Muito trabalho para realizar, muitos acertos com tantos irmãos que caminham ao nosso lado.

Essa paz precisa ser cultivada. Hoje no encontro de tantos corações e de reencontros felizes pudemos sentir no ar saído de suas almas o sentido do perdão sincero e muitos acertos foram feitos. Para frente e para o alto. Sigamos confiantes queridos amigos.

Presentes amigos incansáveis se fazem servidores de Jesus para lhes ajudar. Muitos queridos irmãos fizeram questão de vir até aqui em lindas caravanas de amor.

Todos abraçam esta casa e pedem para que tentem manter a luz de Jesus acesa entre suas paredes que se expandem para além muito além.

Pai abençoe a todos!

                                                                                   Tia Vilma

 

Mensagem psicografada recebida pela médium Sonia Dias, na tarde de 17 de agosto de 2013, na Fundação Espírita Dr. Bezerra de Menezes, por ocasião da comemoração dos 25 anos da casa.

Conhecer a si mesmo

 

Conhecer a si mesmo é libertar-se!

O verdadeiro conhecimento das Leis da Vida são sabiamente entendidas quando aplicamos em nós mesmos primeiramente, pois quando descobrimos os erros em nós, é sinal de que estamos deixando de lado o orgulho, uma das maiores chagas da humanidade.

Uma vez nos melhorando, estaremos prontos a servir na Seara do Cristo.

Muita Paz!

 

Kalil El Kalif

A Fé Remove Montanhas

 

A fé remove montanhas, através dela vamos adiante, sem medo ou dúvida do apoio dado dos amigos que aqui se encontram a vocês ai encarnados, nosso mestre espera por nossa parcela na tarefa que é grande, há muito a se fazer, há muito a se concretizar, quanto bem podemos fazer, só depende de nossa firme vontade, trabalhem meus irmãos com fé em Deus e em nosso mestre Jesus Cristo, imaginemos uma prova tão grande sem a fé necessária para se cumprir os desígnios de nosso pai, por isso tenhamos fé, amor, humildade perante a vida, nosso pai, amando e servindo, burilando nossos espíritos alcançando a paz, a harmonia que tanto nos faz falta, sigamos Jesus com amor, devoção e boa vontade, temos tantos exemplos que mais vós quereis para se fazer as coisas como devem ser feitas, tenhamos fé na providência divina, ela nunca falha, vós que titubeiam, não duvidem, estamos aqui em nome de nosso mestre Jesus esperando pela boa e firme vontade de se fazer a coisa certa, que é amar indistintamente tudo e todos como nosso mestre nos amou, por isso sigamos em frente, que possamos ser instrumentos dignos de sua obra mestre Jesus, nossas dificuldades se fazem presentes, mais deveis confiar no amor infinito de vosso Pai de amor, trabalhem o máximo de vossas forças, o tempo urge não há mais tempo a perder, a grande transição ai está amem sempre e que Deus o nosso Pai os abençoe hoje e sempre.

Um amigo.

Mensagem recebida na Febeme.

 Angra dos Reis, 06/08/2013.

Água

 

Meus irmãos aproveitemos a oportunidade bendita concedida por nosso Pai, bebamos dessa água vinda da fonte divina, água essa que matará eternamente nossa sede de justiça, façamos a nossa parte, confiemos mais nos trabalhadores do mundo maior, não titubeemos perante os desafios impostos pela caminhada, as dificuldades são necessárias para nosso crescimento, lutemos com amor, compreensão por nós e pelos outros que nos cercam encarnados ou não, fazemos parte de uma única e grande família a família universal ao qual somos todos filhos de um único Pai, façamos a nossa parte trabalhando sempre com amor, devoção e fidelidade aos postulados de nosso mestre amado Jesus cristo, que reina hoje e sempre que Deus os abençoe. Graças a Deus.

Um amigo.

Mensagem recebida na Febeme.

 

Angra dos reis, 30/07/2013.

Irmãos Carentes

 

Meus amados irmãos hoje estamos aqui para celebramos mais uma oportunidade de ajudar nossos irmãos carentes de luz e entendimento, irmãos que há muito não sentem amor em seus corações, necessitam e muito de amor, entendimento e perdão da mesma maneira que vós amem-se, perdoem-se, unam-se para construir um mundo melhor através do envangelho salvador do Cristo Rei, que veio ao mundo com humildade e amor para todos nós, que possamos trabalhar cada vez mais sobre a bandeira do amor por nossos semelhantes é assim que tem que ser, que Deus o nosso pai os abençoe hoje e sempre graças a Deus.

 Um amigo

Angra, 23/07/2013.  

Diretrizes Cristãs

 

 

Quando Jesus reunia a multidão para falar, como no episódio da multiplicação dos pães e dos peixes, após saciar a fome física, saciava-os com seus ensinos que os alimentava por todas as suas vidas vindouras.

A casa espírita, fundamentalmente deve, sempre, se preocupar primordialmente em dar o alimento para as almas que por ali passam. O alimento do corpo físico mata a fome do momento, a evangelização alimenta o espírito para sempre.

Tudo começa com a simplicidade nas palavras, reunião momentânea que fala sobre Jesus e a importância do seu amor por nós, nas diretrizes morais que Ele nos legou.

Abençoados são aqueles que evangelizam, pois as primeiras impressões que transmitem as criancinhas que os ouvem, ficarão para sempre gravadas.

Analisemos irmãos os princípios cristãos e não teremos dúvidas de que a principal função da casa espírita é levar o nutriente espiritual , o dueto amor e caridade, como salvação de cada um de nós.

As grandes obras no reino dos céus se iniciam com as pequenas ações no bem, paulatinamente vamos edificando a fortaleza interior de cada um e unidos ao nosso próximo modificado, formaremos um feixe de luz a brilhar nos ambientes mais sombrios.

As diretrizes o Evangelho nos trás.

As ações cabem a nós implantar.

Que o Mestre Nazareno nos guie e nos abençoe para todo o sempre.

Muita Paz!

 Irmão Jacó

 FEBEME, 23/07/2013.

Rocha

 

Meus irmãos firmemos os nossos pés na rocha firme da virtude cristã, para que não caiamos nas armadilhas construídas pelos nossos desafetos do passado e do presente, vigiemos e oremos com toda fé, trabalhemos no bem, sempre com confiança em Deus e em nosso Senhor Jesus Cristo, que deve ser o nosso modelo e guia hoje e sempre. Nunca desistamos de nossas tarefas, muitas tarefas assumidas por nós no mundo maior, devem ser cumpridas a risca para que tenhamos paz. Só o trabalho nos trará paz, por isso trabalhemos para nos melhorarmos, trabalhemos por nosso semelhante amando e servindo sem medo de ser feliz, a felicidade depende de nós, não desistamos da felicidade, lutemos por ela com amor, resignação, devoção, desprendimento, que possamos nos doar mais e mais. Que nosso Senhor Jesus Cristo nos abençoe hoje e sempre, que as luzes do alto caiam sobre todos os trabalhadores do bem, e que todos vós sejam acolhidos no coração terno de nosso meigo mestre da galileia, que tanto exemplificou o amor sublime, ele que foi a maior expressão de amor que o mundo já conheceu, e que serve de guia, de farol para guiar a toda a humanidade, que ainda se faz tão carente de luz e paz, que Deus os abençoe hoje e sempre muita paz.

 

Um amigo.

 

 

Angra dos reis, 16/07/2013.

Glória a Deus nas Alturas

 

Meus irmãos glória a Deus nas alturas vamos juntos caminhando com nosso senhor Jesus na luta diária buscando a melhoria espiritual que cabe a cada um de nós, a seara é grande e espera por nós há tanto sofrimento, tantas lágrimas a serem secadas, tantos corações necessitam serem consolados, amemos intensamente como Jesus nos amou, a luz do amor do alto nos comtempla a todos nós que estamos vivos encarnados ou não, luz essa que nos convoca a um profunda reflexão de nossas atitudes, sabemos o que deve ser feito, amemos trabalhemos para construção de um mundo melhor, colaborando com a obra de nosso pai, afinal quem não vive para servir não serve para viver, que Deus os abençoe hoje e sempre graças a Deus.

Um amigo.

 Angra dos reis, 15/07/2013.

Seja Feita Sua Vontade

 

Mestre Jesus que seja feita sua vontade hoje e sempre, que possamos juntos caminhar cumprindo os desígnios de nosso pai de amor e bondade, que reina hoje e sempre, que possamos seguir seus passos que mudaram a história do mundo com seu exemplo de amor e renúncia, nos convidado a mudança de nossas atitudes construindo assim uma nova história em que nós estejamos em paz e harmonia trabalhando e amparando sempre, construindo um mundo melhor internamente e externamente implantando o reino dos céus na terra, que Deus nos abençoe hoje e sempre, Graças a Deus.

 

Um amigo.

Compromissos

 

Meus irmãos vamos nos conscientizar de nossos compromissos assumidos no mundo maior, compromissos esses que não podem ser deixados de lado porque somos grandes devedores e temos que cumprir com a nossa parte  no acordo feito, mudando nossas atitudes, intenções e pensamentos fazendo uma nova história que apague as tristes atitudes que outrora ocorreram, só o amor por nós mesmos e por nossos semelhantes é que conseguiremos mudar o nosso triste passado, não nos esqueçamos que estamos aqui testemunhando tudo que acontece aí mais estamos aqui também para lhe inspirarmos confiança, fé, coragem, determinação para que prossigam adiante com todo o fervor que o cristão deve ter, para conseguir fazer a coisa certa e construir um futuro real de felicidade e paz. Que Deus os abençoe hoje e sempre e que nosso senhor Jesus Cristo esteja em seus corações, muita paz.

um amigo.

Prece

 

Mestre JESUS que seja feita sua vontade hoje e sempre, que possamos juntos caminhar cumprindo os designios de nosso Pai de Amor e bondade que reina hoje e sempre, que possamos seguir seus passos que mudaram a história do mundo com seu exemplo de amor e renúncia, nos convidando a mudança de nossas atitudes construindo assim um nova história em que nós estejamos em paz e harmonia trabalhando e amparando sempre, construindo um mundo melhor interna e externamente, implantando o reino dos Céus na terra, que Deus nos abençõe hoje e sempre, graças a Deus


um amigo.

Mudanças

 

Espíritas!

Diante dos acontecimentos no Brasil da atualidade, levando jovens sedentos de mudanças, levantando os oprimidos que sentem na pele as deficiências do sistema, saibamos ponderar nossas palavras, nossas opiniões, pois todos os impérios que foram erguidos pela força, já não existem mais.

O verdadeiro poder reside em amar.

Saibamos que as mudanças são necessárias, mais ai daquele que erguer a espada!

Nas conversas sobre o assunto, coloquemos a opinião lavrada no Evangelho de Jesus. Ponderemos sobre a situação, como olhássemos com os olhos do Cristo.

As mudanças são paulatinas, os infelizes que agem ortogados pelo poder a eles dado, em prol de si próprios, estarão se comprometendo com as Leis de Deus, e como nos disse Jesus, “e aí haverá choro e ranger de dentes”.

Amigos de ideal, o Espiritismo é bandeira a ser desfraldada por nós, em todos os momentos de nossas vidas!

Muita Paz!

 Irmão Jacó

Evolução

 

Quando Deus nos diferenciou da sua Criação nos concedendo a razão, aí iniciamos a escrita do Livro da Nossa Existência, livro este que teve início, mas que não terá um fim.

No início a grafia mal tratada, incompreensível, escrita com o sangue do nosso próximo e também com o nosso próprio.

Reencarnamos.

Reencarnamos.

Vamos adquirindo o conhecimento, a moral, grafamos então no Livro com letras compreensíveis, mas ainda utilizamos o fel das nossas imperfeições.

Reencarnamos mais vezes e lutamos para vencer o homem velho que habita em nós, enfrentando as dificuldades com o auxílio dos ensinos de Jesus. Alguns espíritos nesta fase da Terra assim agem. Mas muitos ainda estão grafando suas histórias com o sangue de seu próximo.

O Livro é indelével e as páginas escritas não podem ser apagadas...

Mas a cada dia podemos escrever uma nova história...

É aí que reside a magnitude da sabedoria de nosso Pai. Ninguém está condenado às penas eternas, somos centelhas reluzentes do amor infinito do Pai por nós, seus filhos amados.

Entendemos que não há salvação se não impregnarmos nossas ações e pensamentos com as orientações do Divino Irmão Jesus. Ele veio e nos exemplificou, a mais de 2000 anos...

Vamos nos esforçar para continuarmos a escrever páginas luminosas em nosso Livro da Vida!

O amor remove a multidão dos pecados!

Muita Paz!

 

Kalil el Kalif

Sugestão para distribuição das atividades na Reunião Mediúnica

 

 

Leitura preparatória: 5 minutos

Prece inicial: 5 minutos

Atendimento aos necessitados: 30 minutos

Vibrações: 5 minutos

Comunicação dos Mentores: 10 minutos

Prece de encerramento: 5 minutos.

 

Muita Paz!

Irmão Jacó

A chave bendita é o amor!

 

 De tempos em tempos desde que o homem ganhou a independência espiritual que os enviados de Jesus vêm nos orientar e esclarecer sobre a chave divina que nos libertará do casulo da ignorância, do egoísmo e do orgulho.

Muitos são sabedores do caminho libertador, mas presos ainda pela matéria embrutecida pelas conquistas terrenas, relegam para depois, e este depois vem se estendendo por milênios...

Infelizmente o homem atual, em sua maioria arrasadora, não abre mão das conquistas da matéria, da felicidade terrena.

A propósito, caríssimos irmãos, a chave bendita é o amor!

Claro, todos nós já sabíamos disso.

É fato, tem sido dito por Jesus, Buda, Sócrates, os Apóstolos, os Oráculos, e já se passaram milênios...

Até quando irmãos?

Amai-vos uns aos outros! Chave áurea da verdadeira felicidade.

 

Muita Paz!

Irmão Jacó

Vontade de Mudar

 

Assim como a areia silicosa retirada do fundo do rio, recebendo a ação benéfica do fogo é transformada no mais lúcido cristal, o homem, estagiando pelos reinos da Natureza, sofrendo as transformações, ganhando o princípio vital e posteriormente a Individualidade, luta intensamente contra as suas imperfeições, querendo ser, um dia, um ser angelical.

O tempo é o cadinho que burila nossas imperfeições. O fogo responsável pela transformação na areia, no homem são as suas ações no bem. A grande verdade é que sem a nossa vontade de mudar, a ajuda excelsa não consegue nos modificar.

Assim é a Lei.

E a Lei se cumpre sempre!

 Muita Paz!

 Kalil El Kalif

Mediunidade Divina

 

Na Mediunidade Divina o quebra cabeça se forma a cada reunião bendita, cada peça é colocada em seu lugar, contribuindo para a formação sólida de um grupo responsável e efetivo na contribuição com a Espiritualidade.

Trabalhemos firmes no propósito de nos aperfeiçoarmos e sermos fiéis servidores do Cristo.

Não vos inquieteis pelas ameaças e pelos desânimos lançados do além infeliz. O homem cresce com os desafios propostos. Tudo faz parte da evolução no trabalho divino da Mediunidade redentora e rediviva.

A cada irmão socorrido se celebra a festa da vitória cristã. O amor exemplificado por Jesus ilumina a todos. Não desanimeis, nós estamos com vocês!

 Muita Paz!

 Irmão Jacó

Aquele que ama

 

Vive a vida em sua essência aquele que ama.

Consolida seu alicerce em rocha sã aquele que perdoa sempre.

Consegue as maiores amizades àquele que se humilha nesta vida, pois sabe que o único que nos elevará é o Pai.

Devemos unir nossas ações no bem para glorificarmos a nossa existência.

Toda a união voltada para as necessidades do todo, tem apoio da espiritualidade amiga.

Nosso coração possui uma porta que é aberta todas as vezes que vivenciamos o Evangelho do Cristo, permitindo aos sofredores adentrarem no mundo feliz que criamos, minimizando o sofrimento alheio.

Sigamos amando, perdoando e dentro da humildade exaltada pelo Cristo.

 Muita Paz!

 Irmão Jacó

Cura bem dita

 

  

Não há mal que o bem não cure

Não há mal que perdure para sempre

O bem sempre irá triunfar

A essência do homem reside na capacidade de curar a si próprio com as ações restauradoras no bem, indiscriminadamente.

O homem integral é sabedor de que a cura procede do seu merecimento e ações perante as vontades excelsas das Leis de Deus.

Procuremos nos curar, caríssimos irmãos, pois a cada dia um necessitado cruza o nosso caminho.

 Muita Paz!

 Kalil el Kalif

No afazer mediúnico

 

 

Jesus por onde andava exalava amor

Nós assim devemos proceder

Jesus nos entraves propostos pelos juízes da época, jamais julgou

Assim devemos proceder

Jesus jamais enumerou os pecados dos homens

Mesmo assim, insistimos em julgar e condenar

No afazer mediúnico devem imperar, inexoravelmente o amor, a compreensão e a mensagem de estímulo aos necessitados, lembramos, caríssimos irmãos, que hoje temos a oportunidade de cooperar com o irmão carente, amanhã, ainda aqui na Terra, poderemos ter a mesma necessidade.

Sejamos sempre espelhos dos exemplos de Jesus, assim de forma efetiva, fazemos nossa parte na seara cristã.

 Muita Paz!

 Irmão Jacó

Vidas que se cruzam

 

Elevando-nos sobre o mundo, observamos os caminhos que se entrelaçam, vidas que se cruzam, todas elas visando o aprimoramento do homem perante as Leis de Deus.

São criaturas dotadas de potências para as vitórias, galgando cada degrau evolutivo. Muitos ainda duvidam das suas capacidades regeneradoras, se conhecessem um pouquinho dos ensinamentos de Jesus, ah!, como teriam sua caminhada mais suave, mais feliz!

Nós daqui procuramos aliviar suas dores, com intuições, com projeções de energias revigorantes. Mas muitos ainda não são capazes de perceber a bondade do Pai.

Continuemos, queridos irmãos, a amparar, a orientar, a orar por todos os nossos irmãos!

 Muita Paz!

 Kalil el Kalef

Os homens do mundo E o homem espiritual

 

Quão difícil é para o homem caminhar sobre a Terra com o tormento da vida material.

Despende energias que poderiam ser direcionadas para o progresso do seu espírito.

Os homens do mundo são incapazes, em sua maioria, de discernirem a linha limítrofe do necessário para o supérfluo.

Vivem pela busca insana do sempre conquistar.

E o homem espiritual vai ficando de lado...

Mas em determinado ponto da jornada, as leis vem cobrar o seu cumprimento...

Inexoráveis as Leis de Deus!

Fiquemos, queridos irmãos, com o alerta, sempre útil em nossas vidas, disse Jesus: Aos homens do mundo, as coisas do mundo.

Aos homens iluminados pelo amor, pela caridade, a felicidade eterna.

 Muita Paz!

 Irmão Jacó

No tempo para sempre

 

 

 Tudo que fazemos ou pensamos fica gravado no filme de nossas vidas desde o momento de nossa criação.

Nosso filme terá um final feliz, sempre!

Cabe a cada um de nós obtermos o final feliz, o mais rápido possível, não permitindo que este filme se torne um longa metragem de dramas, de sofrimentos.

As imagens não se apagarão jamais. Os acúmulos das ações são imperecíveis.

O amor é o objetivo final de todas as nossas conquistas.

Reflitamos.

Muita Paz!

 Kalil el Kalef

Cabe a cada um de nós escolher o caminho a ser seguido

 

Desconhece o homem que o orgulho e o ódio destroem, que o egoísmo isola, que a caridade salva e que o amor eleva?

Jesus, nosso Mestre Maior, nos disse que cabe a cada um de nós escolher o caminho a ser seguido. Temos aqueles que nos são afins, Espíritos Amigo, Anjos de nossa Guarda que incessantemente nos intuem. Mas muitos de nós não os escutamos.

Temos também os desafetos que também agem sobre nós. Suas influências são direcionadas ao ponto fraco, onde temos as dívidas, para o acerto de contas.

Duas opções de companhia!

Qual delas queremos?

Qual delas nos fará homens felizes e ditosos no Mundo?

Jesus orienta. O livre arbítrio é de cada um – o caminho traçamos nós mesmos!

Mas Deus nos concedeu a inteligência e a capacidade de discernir por onde ir.

Basta seguirmos o coração.

Ensina-nos a Espiritualidade amiga que nos momentos difíceis da vida, devemos nos recolher e orar ao Pai e Ele, sem demora, enviará o amparo e a luz para nos guiar para fora da escuridão, escuridão forjada por nossas ações e deficiências perante as Suas Leis.

Irmão, cabe somente a nós, a conquista eterna e imperecível da felicidade prometida por Jesus, para aqueles que tudo abandonarem e apenas segui-lo!

Muita Paz!

 Irmão Jacó

Renovação

 

Quando o astro rei se põe no deserto, os últimos raios dourados cintilam na abóbada celeste.

 Ali já está presente a Lua, aguardando a sua vez de lançar sua luz argêntea no mundo.

A luz se faz presente em todos os lugares deste mundo.

Quando advêm a tempestade de areia, turvando a luz do mundo, alguns se desesperam, cometendo atos contrários as Leis Divinas.

Caríssimos Irmãos, Jesus o sol eterno em nossas vidas, está radiando luz por todos nós!

Assim como a tempestade passa, a luz do sol é substituída pela da Lua, as oportunidades de crescimento se renovam a cada dia para todos nós.

Muita Paz e Luz!

Kalil el Kalef

Homem Velho

 

Busca o homem a opulência dos palácios...

Enquanto o maior dos homens se hospedava pelas casas do caminho.

Busca o homem cobrir-se de ouro e prata...

Enquanto o maior dos homens se cobria com um manto surrado.

Busca o homem elevar-se acima dos seus iguais...

Enquanto o maior dos homens ensinava que aquele que se exaltasse seria humilhado no reino dos céus!

Até quando nós nos permitiremos deixar que a blindagem que nos cega continue a perturbar o nosso desenvolvimento espiritual?

A hora é chegada!

Vamos juntos vencer o homem velho que vive dentro de nós!

Muita Paz!

Irmão Jacó.

Mensagem de Orientação

 

Queridos de meu coração!


            Estais e sempre estarão sob a proteção do mais alto. Mas isso não os exime das tribulações que lhes são propícias ao processo evolutivo.

A resposta que buscam não se encontra na espiritualidade. Porque buscais na espiritualidade a resposta que deve ser encontrada na matéria?

A nossa Doutrina preconiza: “Fora da caridade não há salvação”. E nos ensina também que caridade não é conivência. Existe o erro por ação e também por omissão.

Queres saber por que o mal ainda existe entre os que querem fazer o bem?

Já lhes foi dito. Por omissão dos bons.

E os bons se buscarem sempre o amor, poderão transformar o mundo.

Vocês aos quais nos dirigimos; não se julguem bons. Consultai em primeiro lugar o vosso intimo. Mas com amor a Doutrina não fraquejais. Sintonizem com o mais alto e sábias serão suas palavras.

Cada um que tome a sua responsabilidade. E não espere que se resolva pela espiritualidade o que deve ser resolvido na matéria.

Muita Paz e sabedoria, e não vos afasteis das diretrizes do Cristo.

Pois ser representantes do Mestre na Terra é a finalidade desta casa.

Que a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo e o Amor de Maria Santíssima estejam convosco.

 


Mensagem recebida em 15/05/07 depois de pedido de orientação pelo dirigente da Reunião Mediúnica.

Mensagem de Orientação à casa

 

Queridos de meu coração!

Tendes oportunidade de defrontarem-se com os intrincados liames dos destinos humanos, que se entrelaçam formando grande rede a arrebatar corações ao arrependimento e a reparação.

Encontram-se unidos pelas justas e soberanas leis universais corações aflitos que necessitam de mãos operosas a desvencilhar-lhes de terríveis emaranhados que a iniquidade proporcionou.

São muitos os aflitos que choram por consolação. São muitos os que anelam por conforto e paz. São inúmeros os que sonham com dias melhores.

E eis aqueles que querem trabalhar em nome do Senhor. 

Sabemos que não podemos resolver as aflições do mundo. Sabemos que não podemos amparar todos os estômagos vazios que perambulam por nossa Terra.

Sabemos que não podemos terminar com as doenças que visitam os corpos.

Mas deveríamos saber e entender que temos algo a realizar.

Não vos pedimos grandes coisas. Pedimos apenas migalhas de vosso amor.

Não temos capacidade de acabar com a fome, mas podemos doar o pão a aquele que nos procura. Não temos condição de acabar com as doenças dos homens, mas podemos aliviar corações sofridos, esclarecendo o porquê dos fatos.

Não podemos atender a todos os que adentraram a espiritualidade em confusão, mas podemos com nosso bom pensar propiciar-lhes uma psicosfera melhor.

Tudo o nós pedimos são migalhas de amor. E que bem sabemos podem doar.

O amor puro e que emana dos sublimes ensinos de Jesus e que agora é revivido e relembrado pela doutrina dos espíritos, este é o remédio que a humanidade necessita.

Amem e ponham-se a edificar com sua doação de amor, o reino de paz prometido por Jesus aqui na Terra.

Lembrem-se sempre: O Criador utiliza-se da própria criatura para atender a criatura.

 


Bezerra / 06/05

O Preto é velho

 

 

O Preto é velho. E a velhice traz conhecimento.
Sou morto, mas sei o que é vida.
Cuidado jovens, que vivos, estão mortos, pois não sabem o que é viver.

 

Pai Rosário.

Flores no Caminho

 

 

Flores no caminho é beleza que nos conforta.
Flores no caminho faz a jornada ser suaves e alegres.
Flores no caminho é recanto de pássaros, formando campos coloridos e cantantes.
Flores no caminho é repasto de favônios que produzem o mel que adoça a vida.
Flores no caminho é beleza que todos desejam.
Trilha-se sendas áridas, não desanime. Segue adiante e desbrave novos horizontes. Espalhe ao teu redor sementes de miosótis multicoloridos, margaridas e azaléias.
Plante e replante cor, perfume e alegria.
Quem vir após ti alegrar-se há e percorrerás caminhos felizes.
Deixe após ti rastro de beleza e alegria. Aplaine caminhos para teu próximo.
E nos vai e vens da vida um dia tu também percorrerás novamente velhas trilhas, que se agires bem encontraras as velhas trilhas áridas floridas e aprazíveis para caminhar.
Velhas sendas tórridas e tristes, regadas pelas tuas lágrimas e teu suor são agora agradáveis caminho para ti.
Feliz aquele que planta alegria. És filho de Deus.

 

 

Prece

 

MEU SENHOR!

Até ti nos dirigimos em esperançosa caravana em busca de consolação e alívio de nossas dores.

Dores acumuladas por nossa iniquidade e em atos desavisados.

Até ti chegamos exaustos sob o fardo pesado de nossos enganos.

Permita Senhor da vida que teus mensageiros da paz até nós venham em auxílio fraterno. Fazendo ecoar em nossos corações as suaves e ternas palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo: - “Eu vim para os doentes!”.

Somos doentes e aqui estamos em rogativa. Piedade e Misericórdia!

Pedimos. Mas não por discordar de Tua Justiça, mas sim por acreditar em Teu amor e em Tua misericórdia.

Trazemos mazelas em nosso corpo, que nos incomodam e nos fazem refletir a respeito do sentido da vida. Buscamos a cura das doenças, e isso faz parte de nosso instinto de sobrevivência.

Mas não olvidamos que as raízes desses males encontram-se em nossos corações.

Portanto Senhor te pedimos saúde. E sabemos que teus mensageiros Divinos irão nos curar.

Cura interior, com certeza. E se possível cura exterior. Tudo depende de merecimento e aceitação.

Nesse momento Senhor, aceitamos realmente os Teus desígnios, pois sabemos que neles estão nossa cura.

Se nosso corpo não sarar, mas cultivarmos aceitação e amor sei que ao deixá-lo, alegre estaremos a cantar.

Se o nosso corpo sarar, cuidado devemos tomar e dos excessos devemos nos afastar, para que coisa pior não venha a nos acontecer.

No primeiro caso devemos orar e no segundo devemos vigiar. Tendo a certeza que sabendo orar e vigiar livre das doenças vamos estar.

Graças Senhor, porque este hino de louvor podemos elevar.

Doente que ainda somos, buscamos nossa cura tentando cada vez mais amar.

Daí força Senhor e cure-nos do câncer do egoísmo e da inveja.

Amém!

Cecília.

 

Mensagem recebida em 08/06/03 durante uma reunião de cura no centro espírita de Mangaratiba. 

Mesmo as melodias mais belas...

 

 

Mesmo as melodias mais belas, possuem acordes dissonantes. Não existe melodia mais bela que a vida, vida que canta e encanta os homens. Vida que renova e faz crescer. Vida que faz o amor florescer. Vida que te faz crescer.
            E diante de tanta beleza não se esqueças das notas dissonantes, que se ouvidas separadamente nos castiga a audição, mas que no contesto musical se integra a musicalidade e encanta aos ouvidos apurados, que do conjunto musical se apercebem.

Tua vida é uma música linda e ainda inacabada. Já conheces os tons e os semitons, e o compositor é você.

Na vida lutamos contra tudo e contra todos, buscando a nossa felicidade. Mas não sabemos que o único que pode nos afastar da felicidade é o próprio eu.

Se tudo te parece ruim e sombrio, creia que podes vencer. Tenha fé em Deus tenha fé na vida. Não pense que a canção esta perdida.

Muito pelo contrário, ela esta apenas começando.

Se buscamos meios externos para fugirmos da realidade e acalmar o nosso interior agitado, mesmo que isso não seja exteriorizado, é porque ainda não ouvimos os nossos acordes interiores.

Falo isso com autoridade de quem já experimentou esse acorde, e hoje canta em notas diferentes.

Sorria a cada dia, agradeça a Deus as possibilidades de crescimento.

Note que as cordas da guitarra quando esticadas, comprimidas, pressionadas e atacadas por mãos vigorosas, sem se importar com isso, produzem belos sons.

Assim deve ser tua vida. Se sentes pressionado, oprimido, atacado, faça música, e a todos encante.

Tu és o compositor da sinfonia da tua vida. Produza belas melodias, pois és capaz.

 

Zilio

Os homens buscam

 

 

Os homens buscam Jesus. Buscam-no na contemplação e na adoração.

Os homens querem ouvir Jesus. Nas exposições públicas e nos sermões inflamados.

Os homens desejam ver Jesus. E satisfazem-se ao vê-lo nos quadros, suspenso na cruz ou no relicário que cor de ouro reluz.

O homem tem sede de Jesus. E busca saciar-se ingerindo água modificada com fluidos curativos ou bebendo o sangue da videira.

O homem quer conviver com Jesus. Então se aproxima dos livros sagrados e dos representantes das ideologias religiosas.

De fato cada vez mais a humanidade busca Jesus.

Nesta busca ansiosa, esquece de reparar o desvalido desamparado que lhe cruza o caminho dia após dia.

De que adianta tanta anisa de Jesus se a Ele não oferecemos oportunidade de conosco viver no aconchego de nossos corações?

Se bem prestássemos atenção; da longínqua Galiléia ouviríamos poderoso refrão:

- “Quando tive sede me deste de beber , quando tive fome deste-me de comer , quando estive preso fostes me visitar, quando tive frio me agasalhastes. Portanto vinde até mim bendito de meu Pai.

- Mas quando te fiz tudo isso Senhor?

- Quando isto fizestes aos pequeninos do mundo.”

Diante disso podemos nos questionar: - Estamos procurando Jesus de maneira correta?

A busca de Jesus é pessoal e intransferível, mas o trabalho por Jesus, que é o modo seguro de encontrá-lo tem que ter algo especial. O AMOR.
Somente através do amor sem fronteiras é que encontraremos a Jesus nosso Senhor.

 


Rockefort

Natal 2001

 


Almas queridas de meu coração! Desejo vos neste Natal PAZ!
Lembrem – se que a paz na Terra é conquistada pelos corações de boa vontade. E que ninguém olvide a tua parcela de contribuição na edificação do Reino de Deus.

Sabemos que não podem acabar com a fome no mundo. Mas podem doar um caldo reconfortante aos estômagos famintos que se encontram ao seu redor. Tuas mãos podem ofertar o pão às pessoas que pelas leis de reconciliação Deus colocou em teus caminhos.

Não podem bem sabemos secar todas as lágrimas que rolam nas faces na Terra. Mas podes enxugar aquelas que a ti se apresentarem. Podes com a conversa amiga serenar corações aflitos para que estes não mais chorem.
Não podem recolher em seus lares nestes tempos difíceis todos os deserdados do caminho. Mas podes recebê-los como irmãos e acolhe-los em seus corações.

Tudo o que o nosso Mestre querido lhes pede são as migalhas que no dia a dia lhe pode escapar das mãos.

Nós os espíritos espíritas lhe rogamos migalhas de vossos bons sentimentos. Pois eles são muito importantes à nossa causa.

Olhem o mar! Que é formado pela união de pequenas e ínfimas gotículas, mas que ao se agruparem formam toda a grandeza e beleza que reconforta a nossa visão com tão belo painel.

O Reino de Deus a exemplo do mar é formado por migalhas que possam ofertar. Migalhas de boa vontade, migalhas de doação, migalhas de amor.

Queridos! Compreendam essa lição o quanto antes, pois assim caminharão mais depressa na senda luminosa do Mestre.

Trabalhem em nome de Jesus, para Jesus e com Jesus; com a certeza que se assim procederem jamais estarão a sós.

O trabalho cristão sempre encontra ecos em nosso coração. E por isso querida almas da Terra, queridos de meu coração, sempre que obrarem por Nosso Senhor Jesus Cristo, contem com a humilde colaboração deste simples servo do Senhor.

Muita PAZ! E como ainda ouvimos os ecos de Belém: “Paz na Terra aos homens de boa vontade.” Esperamos que compreendessem a lição e conquistem a tão desejada PAZ!

Bezerra

 

Mensagem recebida durante a festa de Natal das famílias assistidas da Fundação Espírita Dr. Bezerra de Menezes – FEBEME - 15/12/2001.

Natal 2000

 

Irmãos em Jesus!

Agradeço de coração todo empenho e amor aqui distribuído.
Almas da Terra, não se esqueçam Jamais que o Amor é a alavanca que move o mundo.

Ver os olhos brilhando dos pequeninos endividados do passado faz com que nossos corações se encham de júbilo!

Trabalhamos bastante, mas nada poderia se concretizar se não fossem suas mãos a construir nossos sonhos aí na Terra. Terra que sofre e chora, pois passa por momentos de transformações. É belo notar nesses momentos conturbados a grandiosidade do Amor de Deus, nos mostrando que se há aflitos, expurgando provas do passado, basta que haja semelhante, com o mínimo de boa vontade para que uma leve brisa refrescante sopre nos corações sofredores aliviando a angustia.

Este é o Espírito de Natal!

Distribuíram brinquedos simples e baratos, que encheram os corações de alegria, não pelo valor, mas sim pelo carinho com que foram ofertados.
Amar Jesus em seu semelhante é tarefa difícil de ser compreendida nos dias de hoje, mas vocês se esforçaram. Muito obrigado!
Este coração que sonhou com esta humílima festa, na espiritualidade, teve a boa vontade de vossos corações e a forças das mãos operosas para realizá-la na matéria.

Muito obrigado!!! Do fundo do coração desse humilde servo do Senhor, que hoje está feliz, graças a vocês, discípulos de Cristo. Digo discípulos de Cristo, porque quando o mestre esteve entre nós asseverou: _Meus discípulos serão reconhecidos por muito se amarem.

Feliz Natal! Venturosos e Cristão é o que lhes deseja o amigo de sempre. Muito obrigado.

Bezerra de Menezes

 

Mensagem recebida em 16/12/00, durante as festividades de Natal das famílias assistidas da Fundação Espírita Bezerra de Menezes 

Luminoso Cruzeiro

 

De Angola com lágrimas nos olhos me despedi.
Aqui, a dor e a fúria recebi.
Olhei para alem mar, e quis saber quando isso ia acabar!
De Angola contra a minha vontade me apartei.
Noites e dias, no navio negreiro chorei.
Nem sol, nem lua no sujo porão.
Quanta dor poderei suportar no coração?

Livre e solto nasci e cresci.
Agora sigo um caminho que não escolhi.
Oh, dor! Oh, amargor!
O que leva a tanto desamor?
Humildade, humildade, humildade.
Adeus orgulho e vaidade.

O que ainda tenho que aprender?
Perdoar, perdoar, perdoar.
Lentamente aprendi amar.

A chibata a carne maltrata.
Carne machucada, alma agora lavada.
Adeus soberbo! Bem vinda humildade!
Adeus rancor. Bem vindo AMOR!

Senhores e feitores a vós eu perdôo.
Negro ou crioulo, como queiram, 
Sou na realidade Filho de Deus!
Seus grilhões me prenderam,
Suas senzalas me cercearam.
Mas agora livre estou!
Pois a consciência descansa em Paz!

E a vós agradeço, pois dos males interiores me libertei.
Agora rogo a Deus por vós:
Perdoe a todos Senhor, pois eles não sabem o que fazem!
Assim aprendi com Nosso Senhor.

Sou livre! Sempre fui! Hoje entendo,
A verdadeira liberdade vem da consciência tranquila.

Sou preto, sou velho, sou negro ou crioulo.
Mas antes de tudo, sou teu irmão em Cristo, grande é nossa família.

Não choro mais pela África. Agora sei que sou cidadão do Universo.
E no Brasil em noites melancólicas, olhei para o céu.
Olhei como nunca fizera em minha terra natal.
Vi então o luminoso cruzeiro, que clareia esta terra.
OBRIGADO SENHOR!!!!!!!!!

 

Pai Rosário.

Foste Tu

 

 

Foste tu que escolheste o caminho.
Foste tu quem traçou a rota.
Foste tu quem delineou a paisagem.
Foste tu que te propuseste a caminhar.
Foste tu que espalhou os espinhos que lhe marcam os passos.
Caminha! Segue adiante! Coragem!

Pois será somente você quem trilhará esta senda.
Será você que caminhará e recolherá os espinhos que deixastes cair.
Será você quem apresentará sinais de aprendizado e evolução.

 

Se te sentes sobrecarregado com os fatos.
Lembre-se.
Será somente tu que experimentarás o sabor da vitória que advém do dever cumprido.
Persevera no bem! Vale à pena!

Por desconhecimento

 

Por desconhecimento das sagradas e amorosas leis Divinas , nos debatemos , choramos em sinal de protesto. Sobressaltamos o nosso coração com as sensações de incerteza e angustia. E a nossa vida torna-se um calvário sem fim.

Podemos dizer que neste momento agimos como bebês.

Bebês que a despeito do carinho e do amor materno, que visando o seu bem estar e a manutenção da saúde lhe prepara importante e saudável banho.

Este ao mergulhar na banheira, desespera-se , chora , debate-se. E essa agitação faz com que lhe caia nos olhos sabão que arde e dificulta a visão.

Ao sair do banho, quase nem nota que agora esta limpo e nem repara e aproveita o frescor que do banho provem. Mesmo assim a limpeza foi feita e a saúde mantida. E a mãe carinhosa, apesar do pranto do filho tem a consciência tranquila, pois deu a ele o melhor.

Assim também somos nós. Estamos sujos pelos deslizes do passado e muitas vezes pelo presente também.

As justas leis Divinas nos proporcionam na matéria oportunidade bendita de limpeza.

Mas uma vez mergulhado na matéria, agimos como bebês. Nos debatemos, choramos , nos revoltamos , deixando cair sobre nossos olhos o sabão da intolerância e do orgulho, sentindo dores e turvando a nossa visão.

Serene o vosso coração! Silencia interiormente e compreenda os fatos.

Estas em processo de limpeza espiritual! Estas se limpando de mazelas do passado.

Fé e coragem! Amor e compreensão. Compreensão para com os outros e para contigo mesmo. Amor a Jesus, amor para ti. Amor pela bendita oportunidade que recebes.

És filho de Deus! Jamais estas só! 

Sempre ao teu alcance esta a solução de teus problemas. Com humildade e amor terás “olhos de ver”.

Paz e muita confiança em Jesus nosso Mestre.


J.

UM DIA IRAS DESPERTAR

 

 

E então veras que muito pior do que cultivar a reprovação sistemática em sua vida é ter reprovado a vida de teu próximo.

Pior do que não trabalhar pelo próximo, é ter impedido oportunidade de trabalho a quem desejava realizá-lo.

Pior do que viver a vida amargurado é ter dividido essa amargura com aqueles que te rodeiam.

Pior que represar o amor em teu coração, é não ter dado o belo exemplo do amor à aqueles que te seguem.

Pior que julgar o teu próximo, é ser acusado pela tua consciência que agora entende que nunca teve compaixão.

Dói muito entender que se não fez grandes males também o bem ficou esquecido.

Dor inexorável é ter tido contato com a doutrina consoladora do Cristo, sem nunca tê-la colocado em prática em tua vida.

 

Maria Dolores

Sim! Sou espírita...

 

Me lembro muito bem, daquele tarde, chuvosa em Petrópolis, um sábado, o que me deixava ainda mais frustrado. Final de semana, eu não podia ir para casa, rever a família e a namorada. Já fazia quase um mês que eu não ia a Bananal – SP, minha cidade, e agora um final de semana, todos os meus amigos, a maioria do Rio de Janeiro tinham ido para casa, e lá estava eu, sozinho naquele sábado chuvoso e frio em Petrópolis saindo da faculdade, pois tinha também aulas aos sábados, desanimado e sem perspectivas para o final de semana.

Voltando para a minha republica, andando distraído em meus pensamentos, notei quase sem querer uma grande faixa numa livraria, anunciando promoção, não me lembro bem o preço, pois com essas mudanças de moeda pelas quais passamos o correto valor me escapa da memória, só me lembro que era barato. Nos dias de hoje talvez fosse algo em torno de R$4, 00. Entrei na livraria e quis saber que livro era aquele que estava em promoção, pois talvez fosse ele o remédio para o meu tédio naquele fim de semana. Só então notei que aquela não era uma livraria comum, tratava-se de uma livraria espírita, e os tais livros da promoção eram “uns livros que eles chamavam de obras básicas”.

Não era bem isso que eu tinha em mente , quando ali entrei , buscava romance, aventura, algo que me distraísse naquele fim de semana. Agora estava eu, numa livraria espírita, cercado de livros que segundo me constava repletos de heresias, e coisas do diabo. Essa era a minha formação religiosa, se bem que há esse tempo eu havia me afastado. Não ajudava mais na celebração da missa e a vontade de ser padre ha muito já havia ficado para traz. Certos questionamentos sem respostas convincentes haviam lentamente me afastado da igreja, na qual durante quase doze anos eu havia sido coroinha. Cabe aqui um esclarecimento. Não estou de forma alguma condenando a igreja, pois foi ela que despertou em mim a religiosidade que até nos dias de hoje mantenho em meu coração. E a ela eu agradeço em especial à figura do Monsenhor Cid França Santos, que hoje se encontra na espiritualidade, que fortaleceu em mim a fé em Cristo com seu proceder reto e desprendido, tornando-se de fato um “pai”, na acepção da palavra para toda uma cidade, que ainda hoje sente a saudade de seu guia. Me dá muito prazer falar e recordar de tão querido amigo e muito me comove relembrar a sua presença em minha vida, ainda mais sabendo que se antes ele ajudava quando estava por perto, hoje sou feliz, pois agora ele sempre está por perto para nos ajudar.

Voltando agora à livraria lá estava eu, quando ouvi a pergunta: - Você é espírita? Veio a minha cabeça, espíritas estão condenados ao fogo do inferno, se bem que o monsenhor Cid jamais me disse isso, mas era o pensamento que me passaram. E eu respondi: - Não, eu não sou espírita! (e bem pensei: Deus me livre!). 

Agora o fato era o seguinte! Eu tinha uma pechincha. Mas evangelho segundo o espiritismo, nem pensar. O livro dos médiuns, jamais! Falar com “com mortos?”, tô fora. O livro dos espíritos também não. O céu e o inferno talvez fosse assustador. Sobrou a gênese. Esse era um dos questionamentos íntimos que eu possuía e sobre os quais também desenvolvi a minha própria tese de como compatibilizar ciência e religião, qual seria a visão dos espíritas sobre a criação? É barato mesmo! Não tenho nada para fazer hoje e amanhã. Quer saber de uma coisa? Vamos ver no que dá. Após esse raciocínio, comprei o livro e sai rápido dali, pois já pensou se alguém conhecido me visse ali?

Qual não foi a minha surpresa quando comecei a ler o livro. Fiquei hipnotizado, parecia que eu já tinha noção daqueles ensinamentos. De alguma forma, se bem que de maneira bem simplista minha tese estava contida naquela obra. Lia tudo com muito entusiasmo, na semana seguinte voltei à livraria e comprei os outros livros. E nos meses subsequentes eu os “li”, somente li, e me fascinei, pois encontrei toda a lei de amor do Cristo, reencontrei os ensinamentos do Cristo em toda a sua pureza, sem artefatos ou aparatos que tentam demonstrar aos olhos dos homens uma grandeza, que deve ser sentida pelo coração e que na sua simplicidade nos faz entender e nos comove. Não encontrei nada de abominável, nada de herege, encontrei sim um chamado a renovação que nos levará ao encontro de Jesus.
Meses depois, lá estava eu. Espalhando aos quatro ventos: - Eu sou espírita!
Entendi que agora deveria “estudar” as obras básicas e me dediquei aos estudos, que devem ser uma constante em nossa vida, passei a ler também outras obras, e chegou até mim o livro de André Luiz pela psicografia de Chico Xavier, Conduta Espírita.

Um balde de água fria caiu sobre mim. Desiludido descobri, eu não era espírita. Como proclamar ser espírita, se minha conduta não espelha essa afirmativa? Como posso ser espírita se quando a dor vem até mim, eu não a reconheço como instrumento Divino a promover a minha melhora? Como se dizer espírita mantendo ainda dentro de mim tantas imperfeições? Como ser espírita se a única coisa que havia mudado em minha vida era o discurso, sem que este se transformasse em atos no meu dia a dia? Não seria uma ofensa à doutrina espírita dizer-me espírita sem ter deixado para traz aquele homem velho e arraigado aos erros do passado? Mantendo dentro de si ainda tantas imperfeições? Desanimado pensei: Nessa vida não poderei me dizer espírita!
Com o tempo veio a maturidade e o estudo da afirmativa de Kardec: Conhece-se o verdadeiro espírita pelos sinceros esforços que este empreende para melhorar-se. 

Por isso amigos, se vocês descobriram esta doutrina consoladora, que nos leva à pureza dos ensinamentos do Cristo sem máscaras, dogmas nem interpretações de acordo com conveniências. O espiritismo que relembra os ensinos de Cristo e nos esclarece o que ao seu tempo ficou velado, trazendo-nos a verdade que liberta que nos conclama à vivência da caridade e do amor, alegrem-se. Encham-se de esperança e confiança e vão a luta. Batalhe consigo mesmo, vença-se fazendo nascer um mundo melhor dentro de ti que ira se refletir ao seu redor.

Lute para que você seja melhor a cada dia. E com muita alegria poderá dizer em alto e bom som quando lhe perguntarem: - Você é espírita? 

- Sim sou espírita!

Agora 20 anos após ter entrado naquela livraria buscando romance e aventura, compreendo que encontrei a maior história de amor que o mundo já viu, e começou a minha maior aventura, que é desbravar o meu interior, e aos exemplos dos melhores heróis, vencer todos os inimigos que trago dentro de mim, o orgulho, o egoísmo e a vaidade. É por isso que agora eu digo sou espírita! Pois reconheço minhas imperfeições e entre erros e acertos tento ser melhor a cada dia.

 

Paulo Moraes
Pemm_eng@yahoo.com.br